24 de agosto de 2013

A saga da calça

Olá! hoje vou contar a história da calça jeans que não deu certo, vou postar porque tem coisas que agente aprende amargamente e se eu tivesse lido em algum lugar não teria feito algumas coisas. A calça tinha um corte reto/boca de sino e eu queria que ela se tornasse skinny e marrom.
Parte 1 - Reduzir a calça:
 Esta parte foi a que deu certo, provei a calça, marquei a partir de onde começaria a diminuição, virei do avesso, marquei com giz, costurei e cortei fora do que sobrou.
-----------------------------------------------------

Parte 2 - Descolorir e tingir:
Como disse no início do post, esta é a parte que deu errado. Eu li em algum lugar que colocar a calça jeans na água sanitária descoloria, então enchi um balde quase só de água sanitária, coloquei a calça dentro e para garantir que toda ela ficaria submersa coloquei um peso em cima, este foi o problema! A água sanitária descoloriu, mas como tinha um peso em cima, as partes que ficaram "presas" ficaram sem descolorir, e ficou horrível! então como não tinha mais o que perder coloquei novamente na água sanitária, como era noite deixei a calça a noite inteira lá (desta vez sem o peso), cedo quando tirei a calça (foto) vi que a cor ficou mais uniforme, então depois de muito enxaguar (para não ficar nada de água sanitária na calça) eu tingi.
Outro erro foi não misturar bem a tinta num pote menor antes de jogar no recipiente da tintura, então a calça ficou manchada, e tive que tingir de novo em outro dia e ficou como na foto.
Ai você me pergunta, qual o problema? Porque não deu certo?
A calça esticava, o que indicava jeans com lycra, e a água sanitária destrói a elasticidade, então quando a calça secou eu provei e estava enorme.

Recomendações:
- Nunca coloque um peso em cima da calça para descolorir, isso vai manchar;
- Nunca deixe muitas horas na água sanitária, principalmente de tiver lycra, isso estraga os fios;
- Misture bem a tinta, separado, antes de jogar no caldeirão da tintura, caso contrário sua peça pode ficar manchada;

Eu não desisti, em breve posto a segunda tentativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...